Diretoria Social participa de audiência pública junto a Comissão de Saúde da ALMG, na manhã desta quinta-feira (22).

Na manhã desta quinta-feira (22) O SINPRF-MG, através do convite feito pelo Deputado Estadual Charles Santos, participou hoje de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que abordou impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental da população, e medidas de prevenção ao suicídio. 

O SINPRF-MG foi representado por sua Diretora Social, Fabrizia Nicolai, que durante sua apresentação, trouxe dados atualizados sobre número de suicídios de PRF’s, como que nos últimos 20 anos, o suicídio aumentou 25% na corporação e é quarta causa de morte dos profissionais, atrás de acidentes de trânsito, doenças cardiovasculares e violência interpessoal.

Fabrizia também apresentou o projeto de apoio psicológico e saúde mental aos policiais, firmado pelo SINPRF-MG e a SRPRF. Além de campanhas de prevenção e atendimentos do setor de psicologia do Sindicato.


     “É fundamental esse intercâmbio entre as instituições, a saída para o enfrentamento do problema que é tão grave, perpassa por conhecimento de boas práticas, inovações e ações de  sucesso.” Diz Fabrizia. 

   

Durante a reunião, varias instituições foram representadas por profissionais e especialistas, que trabalham no enfrentamento de doenças mentais. 

A Psicóloga na ALMG, Daniela Piroli, salientou a importância de se debater exaustivamente o assunto. “Temos uma pandemia evidente e uma epidemia de transtornos mentais que, muitas vezes, é invisível porque ainda é um tabu falar do tema. O suicídio é fenômeno multicausal e complexo e, por isso, as soluções devem ser pensadas de modo interdisciplinar”, disse.

Para o autor do requerimento da audiência e coordenador da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio, à Depressão e à Automutilação, deputado Charles Santos, é relevante debater o assunto em questão, sobretudo neste mês, em que se celebra o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

O SINPRF-MG estar desde 2019 empenhado as  questões ligadas à saúde mental, realizando atendimento e projetos de apoio ao PRF.  Você colega, que por um acaso possa estar passando por um período difícil, pedimos, por favor, que entenda que não está sozinho. Nós que cuidamos da vida temos que entender que precisamos , às vezes, de ajuda para cuidar de nós mesmos.

 Em caso de dúvidas, ou necessidade de suporte questões de saúde mental, entre em contato com o Serviço de Psicologia do SINPRF-MG através do telefone (31)3388-6780 ou envie um e-mail para psicologia@sinprfmg.org.br.


Leia também:

 

COMO IDENTIFICAR, NA PRÁTICA, UMA PESSOA EM RISCO DE SUICÍDIO? 

COMO AUXILIAR UMA PESSOA EM RISCO DE SUICÍDIO? 

Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: