Prova de vida volta ser obrigatória para servidor aposentado

Aposentados e pensionistas do serviço público federal e anistiados políticos terão que fazer a prova de vida a partir do dia 1° de julho.  O procedimento obrigatório estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia. Com a retomada, deverá ser feito até 30 de setembro para o beneficiário não ter o pagamento suspenso ou bloqueado.

 

Quem precisa fazer?

 

Todos os servidores públicos aposentados, pensionistas com benefício derivado do serviço público e anistiados políticos civis que recebem benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão e não fizeram a prova de vida desde março do ano passado.

 

Prova de vida Digital

 

A prova de vida digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público.

 

As orientações para a realização da prova de vida digital para servidores estão disponíveis no aplicativo SouGov.br (disponível para Android e iOS), no qual também é possível consultar a situação do benefício, mesmo para quem já fez a prova de vida presencial.

 

Leia mais sobre a Prova de Vida Digital aqui

Duvidas sobre o SouGov.br temos aqui um passo a passo. 

 

 

Datas variam conforme mês de nascimento

 

Os aposentados e pensionistas precisam fazer a comprovação para dois anos, 2020 e 2021. Há prazos diferentes para cada ano, por isso, dependendo de quando fizer a prova de vida, o beneficiário terá de fazer outra logo em seguida. Veja o calendário abaixo:

 

 Nascidos em Julho:

 2020 e 2021 - de 1º de julho a 30 de setembro

 

Nascidos em agosto:

2020 - de 1º de julho a 30 de setembro

2021 - de 1º de agosto a 30 de setembro

 

Nascidos em setembro: 

2020 - de 1º de julho a 30 de setembro

2021 - de 1º a 30 de setembro

 

Nascidos de outubro a dezembro:

2020 - de 1º de julho a 30 de setembro

2021 - a partir do 1º dia do mês do aniversário.

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: