Treinamento de condução veicular policial da PRF, é destaque em matéria ao programa AUTOESPORTE neste ultimo domingo (22) na rede globo.

Foi ao ar neste ultimo domingo (22), no programa AUTOESPORTE da rede Globo, uma matéria exclusiva sobre o Treinamento de Condução Veicular Policial da Policia Rodoviária Federa (PRF).


"A Universidade Coorporativa da PRF, que é quem coordena as ações de qualificação da PRF, vai formar mais 400 novos docentes, instrutores, para que a gente consiga levar toda a qualificação necessária para os 10 mil policiais”, disse Ricardo De Paula, instrutor de Condução Veicular Policial da PRF.


De acordo com o instrutor, o policial rodoviário está sujeito a essas situações de risco a partir do momento que assume o plantão.

"Ele poderá ter que se deslocar acima da velocidade permitida da via e fazer manobras que não são permitidas no cotidiano de um motorista normal”, falou. 

 

Por isso, De Paula diz que vivenciar a situação em treinamento é o que vai preparar o profissional para a necessidade. É importante que se conheça as reações do carro e conheça suas próprias reações para quando estiver em alta velocidade.

"Por meio deste autoconhecimento, conhecimento do veículo e da situação é que ele conseguirá reagir de maneira que ele proporcione mais segurança para si mesmo e também para a sociedade”, disse.

 

Sobre os crimes mais recorrentes envolvendo perseguições, o instrutor indicou os que se tratam de tráfico de drogas, armas ou contrabando. São os casos chamados de ‘cavalo doido’ pelos policiais, nos quais os criminosos lotam o carro de mercadoria e, quando é dada a ordem de abordagem, eles imediatamente começam a fugir, dando início à perseguição.

 

Segundo De Paula, os carros recebem preparação mínima, que são os dispositivos de luz e som. Além disso, apenas se recomenda que a calibragem dos pneus seja acima do normal.

"Essa providência diminui um pouco a aderência dos carros, mas em contrapartida reduz o risco de capotamento, principalmente das caminhonetes, em situações de altíssimo desempenho”, falou.

 

Confira a matéria completa no video abaixo:



Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: