SETEMBRO AMARELO - Conheça as ações do SINPRF-MG em parceria com a SRPRF-MG

Diante do avanço da questão do suicídio e depressão dentre os operadores de segurança pública, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais e a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais tem buscado atuar na garantia de cuidados à saúde mental dos operadores de segurança pública da PRF em Minas. As ações tem se dado de modo preventivo em diversas frentes de trabalho.


 A parceria com a SRPRF-MG está se baseando em  ACT-   Acordo de Cooperação Técnica, onde as ações de saúde integral/mental dar-se-ão de forma integrada entre Diretoria Social do SINPRF-MG/Setor de Psicologia e SPRF-MG/SGP/NUSINT, buscando um atendimento holístico dos eventos pré traumáticos, traumáticos e pós traumáticos.  


Parcerias com Entidades e profissionais da área de psicologia e psiquiatria


No intuito de garantir um cuidado mais completo, de qualidade, regionalizado e mais acessível aos seus sindicalizados, o SINPRF-MG tem buscado estabelecer parcerias com profissionais e instituições atuantes em serviços de saúde mental no estado de Minas Gerais. Alguns dos nossos atuais parceiros:


- Em Juiz de Fora:

CLÍNICAS CASULE 

MÉDFÁCIL 


- Em Uberlândia :

UNIPSICO 


Planos para o futuro:

Em breve expandiremos, nesse conceito de parcerias, a presença dos serviços de Psicologia, com melhoria do alcance do suporte oferecido, para todas delegacias regionais do estado de Minas Gerais, através do convênio (em fase final de assinaturas) com o SEST SENAT, que possui  capilaridade e presença estratégica em nosso estado.


O programa PRF Para Sempre, reservado aos(as) nossos (as)  veteranos, veteranas e pensionistas terá uma participação ainda mais marcante do serviço de psicologia, tanto nos eventos individuais, quanto nos coletivos, além do programa de preparação de servidores para o processo de aposentadoria.

Desde janeiro de 2020, o sindicato conta com um serviço de Psicologia próprio, com foco nos cuidados em saúde mental dos sindicalizados e ações preventivas. Atendimentos clínicos, intervenções in loco e auxílio técnico na elaboração de projetos, parcerias e estratégias de cuidados em saúde mental compõem o rol de práticas já em execução pelo setor.


 Alguns números do serviço de Psicologia do SINPRF-MG até o momento:

- 4 delegacias visitadas, para intervenções in loco;

- 114 atendimentos psicológicos com sindicalizados;

- 258 veteranos contactados por telefone, na campanha de redução dos impactos da pandemia do COVID-19.


O serviço de Psicologia do SINPRF-MG está disponível a todos os sindicalizados, das 08:00hs às 14:00Hs, de segunda à sexta-feira, na sede do sindicato. Também é possível entrar em contato através do e-mail psicologia@sinprfmg.org.br, ou através do telefone (31) 3388-6101 e na Sede da SPRF-MG os contatos podem ser feitos na SGP/Nussint: (31) 3064-5470.

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: