Policial Rodoviário Federal de Minas Gerais é premiado no 24º Concurso Inovação no Setor Público

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficou com o terceiro lugar no 24º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Instituição foi a representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o projeto “Otimização da fiscalização de emissões atmosféricas veiculares”, idealizado e realizado pelo PRF Wilton Filgueiras de Paula.


A iniciativa apresentada pela PRF trata da otimização da fiscalização de emissões atmosféricas veiculares e foi submetida pela Superintendência de Minas Gerais. O projeto consistiu na elaboração de um reagente químico capaz de identificar fraudes nos Arla 32, que é um composto que deve ser usado para reduzir a poluição emitida por motores a diesel.


Antes do desenvolvimento do composto, a fiscalização da fraude no Arla 32 era cara e demorada. Era preciso colher o aditivo e enviar para um laboratório fazer a análise. O resultado poderia demorar até 12 dias e custava mais de R$ 800. Com o novo produto desenvolvido, uma pequena amostra é recolhida e o reagente adicionado ao Arla aponta a adulteração ou não do produto em apenas cinco segundos, ao custo de R$ 0,02.


O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornam mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade.


O Arla 32 é o nome dado a um agente redutor essencial, que reduz a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não-nocivos, como nitrogênio e água.


Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: