Por que Setembro Amarelo?

Nos Estados Unidos, em setembro de 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio, surpreendendo amigos e familiares que não haviam percebido sinais de que o rapaz necessitava de apoio. Ele era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. No dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.



O caso de Mike, assim como a homenagem prestada ao mesmo, acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio, que até hoje tem como símbolo uma fita amarela. Em 2003 a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza no Brasil o Setembro Amarelo, considerada atualmente como a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.


Assim como Mike, milhares de pessoas perdem suas vidas todos os anos, em situações que poderiam ser prevenidas se fossem abordadas da forma adequada, se os sinais e sintomas apresentados por esses indivíduos tivessem sido notados por pessoas próximas, se a ajuda chegasse em tempo. Conheça, discuta, entenda melhor sobre o tema e ajude você também a prevenir mais casos como este.


Para maiores informações, acompanhe as postagens do SINPRF-MG sobre o tema no mês de setembro, entre em contato com o nosso serviço de Psicologia através do e-mail psicologia.sinprfmg@gmail.com, ou acesse a cartilha: SUICÍDIO: INFORMANDO PARA PREVENIR.


João Lucas Domingues - Psicólogo CRP 04/36048



SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO SINPRF-MG

Atendimentos presenciais e/ou on-line, de segunda a quinta, de 15 às 20 horas; sexta, de 7 Às 12h

Agende uma consulta pelo telefone: (31) 3388-6101, opção 4

Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: