O sindicalismo em tempos de sociedade hiperconectada

Na noite de ontem, terça-feira (20), o SINPRF-MG se fez presente no 1° Encontro Regional de Entidades de Servidores de Carreiras e Atividades Típicas de Estado, realizado no auditório do SINDLEGIS em Belo Horizonte.


Com o tema "O Novo Sindicalismo: O Sindicalismo em tempos de sociedade hiperconectada", o encontro reuniu algumas das entidades mais importantes representativas do funcionalismo público em Minas Gerais. 


Por ser o primeiro encontro nesses moldes realizado pela CONACATE (Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado), a adesão foi modesta, porém com um conteúdo informativo e enriquecedor que fará os próximos  encontros serem cada vez mais abraçados.


Antonio Carlos Fernandes, presidente da CONACATE, iniciou falando sobre a guerra desigual que vem sendo travada entre o sistema sindical e o governo atualmente, e as formas que vem sendo utilizadas para se legislar no Brasil.


Em seguida se apresentou o professor e consultor internacional em ciências e técnicas, representante da fundação Altadir no Brasil,    Aristogiton Moura, falando das mudanças na sociedade, política e sistema sindical nos últimos tempos, onde o mundo sólido se transforma muito rapidamente em mundo líquido, e as estruturas precisam se adaptar para que os sistemas voltem a entrar em equilíbrio.


Para os sindicatos e federações presentes ficou a mensagem de se reinventar, buscando acompanhar as mudanças de perto, e até se precaver diante de indicativos de mudanças futuras, para que as entidades continuem cumprindo sua a missão de defender com eficiência os direitos dos seus representados buscando melhorias mesmo em cenários adversos.

Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: