Governo Federal libera mais sete quilômetros de pista duplicada na BR-381/MG em Nova União

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), liberou, nesta segunda-feira (3), mais sete quilômetros de pista duplicada na BR-381/MG, no município de Nova União. O trecho está localizado entre o km 411 e o km 418, próximo à ponte do Engenho Velho. Somente este ano, já são 28 quilômetros de pista duplicada entregues pelo DNIT. Em 2019, foram liberados mais 7 quilômetros.


“A obra da BR-381/MG é uma prioridade do governo do presidente Jair Bolsonaro. Uma obra complexa que, quando concluída, irá beneficiar toda população. Essa duplicação irá diminuir o número de acidentes, além de beneficiar as regiões do Vale do Aço e regiões produtoras”, destaca o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.


A partir da entrega do novo trecho, o lote está com mais da metade das obras previstas concluídas. De um total de 37,5 quilômetros, 22 quilômetros de pista duplicada já estão abertos ao tráfego. Também foram finalizadas as 11 obras de arte especiais previstas (OAE) neste trecho: seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres.


“As obras de duplicação e modernização da BR-381/MG, que incluem a diminuição do raio de algumas curvas, ou a eliminação das mesmas, vão aumentar a segurança dos usuários da rodovia e contribuir para o desenvolvimento da economia da região”, destacou o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.


OBRAS EM ANDAMENTO – O DNIT é responsável por quatro de um total de 11 lotes das obras de duplicação e melhoramentos na BR-381/MG no segmento localizado entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região leste de Minas Gerais. Os lotes 3.2 e 3.3 já foram concluídos pela autarquia. Com 28,6 quilômetros de extensão, o lote 3.1 apresenta 12,7 quilômetros contínuos de pista duplicada concluídos, incluindo os túneis Antônio Dias e Prainha.


Os demais lotes da BR-381/MG também passarão por obras de duplicação, mas o processo será realizado através do programa de concessão desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do MInfra. Ao longo do segmento que será duplicado, localizam-se a região do Vale do Aço e importantes cidades, como Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e João Monlevade. A duplicação também facilitará o acesso ao complexo portuário de Tubarão (ES) e o fluxo de importação e exportação.






*Com informações da Assessoria de Comunicação do DNIT


Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura


Reprodução: Ministério da Infraestrutura 

Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: