EU SEI QUE NÃO QUER FALAR SOBRE ISSO, MAS É IMPORTANTE
Se abordar questões gerais acerca da saúde mental já costuma ser uma tarefa difícil, imagine quando o tema principal é o suicídio? Considerado por muitas pessoas como um tema excessivamente pesado, ou por outras como algo perigoso demais para ser discutido, a verdade é que a melhor forma de prevenir o suicídio é através do debate sobre o assunto, a conscientização sobre o problema e como buscar ajuda.
Como falar sobre o suicídio pode contribuir para a prevenção?
Diferente do que se acredita, a maioria das ocorrências de suicídios tendem a não serem situações isoladas e repentinas, mas sim fruto de um processo de adoecimento mental que poderia ter sido abordado e tratado em algum momento anterior. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (2024), estima-se que para cada óbito por suicídio, há cerca de 20 tentativas. Para cada tentativa, estima-se um número maior de indivíduos que planejaram o ato, sendo esse público apenas uma fração de um grupo de pessoas que experimentaram a presença de pensamentos de morte.
Por esse motivo, ao longo do mês de setembro, o SINPRF-MG adere à campanha do “Setembro Amarelo” e realizará uma série postagens e materiais sobre o tema. Fique atento ao nosso site e redes sociais para acompanhar nossas próximas divulgações.
de segunda a sexta, de 8 às 12h e das 13h às 17h.
psicologia.sinprfmg@gmail.com