ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO - Saiba como está o funcionamento do consultório do SINPRF-MG

A pandemia do COVID-19 é uma situação emergente e de rápida evolução. Diante da situação de risco e de contaminação, a Secretaria do Estado de Governo de Minas Gerais através do Centro de Operações Emergenciais em Saúde COVID-19 e o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais - CRO-MG, seguem emitindo orientações aos profissionais de odontologia quanto a realização de procedimentos nos consultórios odontológicos a fim de prevenir a disseminação do coronavírus. 


Enquanto perdurar a situação da pandemia, ficam suspensos os atendimentos eletivos, podendo ser realizado apenas atendimentos odontológicos clínicos e cirúrgicos de emergência, urgência ou inadiáveis. 


CONCEITOS IMPORTANTES: 


Emergências: quando estamos diante de um quadro ameaçador, situações que potencializam o risco de morte, que requer tratamento imediato; 

Urgências: se concentram nas condições que requerem atenção imediata para aliviar dores intensas e/ou riscos de infecção que devem ser tratadas de forma minimamente invasiva;

Inadiáveis: o adiamento do procedimento poderá resultar em ineficácia do tratamento e/ou prejuízo à saúde do paciente.


O quadro abaixo apresenta a relação desses atendimentos/situações:





Para a realização de procedimentos, os profissionais de saúde bucal devem aderir à sequência padrão de paramentação dos EPIs, sendo fundamental seguir todos os protocolos de higienização específicos, conforme determina a Nota Técnica 04 da ANVISA e suas atualizações e complementações. É indispensável que os pacientes também sigam os protocolos de prevenção à disseminação do vírus, assim como, sigam as orientações dos profissionais em saúde bucal antes do atendimento.

Durante o estado de calamidade pública, é admitido a teleorientação realizada por cirurgião-dentista com o OBJETIVO ÚNICO E EXCLUSIVO de identificar, por meio de questionário pré-clínico, o melhor momento para a realização do atendimento presencial do paciente.


ATENÇÃO PACIENTE 

Possui alguma dúvida sobre os procedimentos? Se encaixa em alguma das situações elencadas acima?
Entre em contato com a equipe do consultório do SINPRF-MG.   

Atendimentos clínicos:
Segunda - de 8h às 12h e de 13h às 17h;
Quarta - de 8h às 12;
Sexta - de 8h às 12h.

Atendimentos ortodônticos:
Terça - de 8h às 12h e de 13h às 17h;
Quinta - de 8h às 12h e de 13h às 17h. 

Em casos de realização do atendimento presencial, os pacientes serão agendados respeitando todas as regras sanitárias vigentes. 

FALE COM O CONSULTÓRIO: (31) 3388-6101 | 0800 283 0076 | 31 9 9885-8302


SAIBA MAIS SOBRE OS PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO:


Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: