ALTERAÇÃO DO ESTATUTO - SINPRF-MG realiza AGE histórica

Nessa terça (20), ocorreu no SINPRF-MG a Assembleia Geral Extraordinária Virtual para votar o texto de alteração do estatuto proposto pela diretoria executiva. A composição do texto respeitou todo um processo de construção coletiva, que deu oportunidade de ampla participação a todos os filiados, conforme cronograma da Comissão de Alteração do Estatuto.


A AGE foi realizada atendendo a legislação municipal, estadual e federal, e a Lei nº14.010/2020, que institui normas de caráter transitório e emergencial em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19). 


A alteração do estatuto visou a ampliação da participação democrática de todos os sindicalizados, proporcionando o acesso de filiados de todo o estado às decisões do sindicato, e a ampliação de direitos dos ativos e veteranos, além disso, trouxe condições para que a diretoria inicie o processo de renovação dos alvarás de funcionamento do SINPRF-MG, de acordo com a legislação vigente.


“Essa alteração advém da proposta inicial da chapa União e Novos Rumos, que originou a atual diretoria do SINPRF-MG: oportunizar à categoria a possibilidade de votação digital.” afirma José Henrique, presidente do SINPRF-MG.


“O estado de Minas Gerais tem aproximadamente o tamanho territorial da França. É muito difícil um colega do norte, noroeste, sul do estado, sair de um plantão e deslocar-se até Belo Horizonte para participar de uma assembleia presencial, para fazer o famoso ‘bate e volta’, retornar para sua base, e enfrentar outro plantão. Estamos em um século digitalizado e essa institucionalização do voto digital está em total sintonia com o momento em que vivemos”, complementa. 



VETERANOS


O novo texto do estatuto também institucionalizou o cuidados com os veteranos. Além de garantir a promoção do bem estar social, congraçamento e integração dos aposentados e pensionistas, a alteração permite que o SINPRF-MG atenda às suas demandas e necessidades específicas.


O texto votado também assegura uma participação mínima de aposentados e servidores da ativa nas composições de futuras diretorias, garantindo maior equidade na busca de direitos nas várias fases da carreira de um PRF. A partir de agora, a diretoria executiva deverá ser composta obrigatoriamente por filiados aposentados e ativos, tendo sempre a composição mínima de 30% de aposentados e mínima de 30% de ativos.  



VOTO 


O voto da AGE é aberto e transparente. Na área restrita do site do SINPRF-MG, na aba “notícias”, você consegue visualizar a lista de presença e o voto dos sindicalizados em cada proposta votada. Também é possível assistir toda a transmissão da assembleia. 


Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: