Suicídios entre Profissionais da Área de Segurança Pública Aumentam em 112% - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

No dia 26 de agosto, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) divulgou o Boletim de Notificações de Mortes Violentas Intencionais e Tentativas de Suicídios entre Profissionais de Segurança Pública no Brasil. A pesquisa levantou dados inéditos de 19 das 27 unidades federativas do país. 

De acordo com o GEPeSP, a taxa de suicídios consumados entre policiais civis, militares, federais, rodoviários federais e bombeiros aumentou em 112% entre os anos de 2017 e 2018. A maior parte dos casos (80%) envolve profissionais do sexo masculino com idade média de 39 anos. Já os números de tentativa de suicídio também cresceram em 133%.  

A pesquisa revela ainda que, em 74% dos casos registrados, o método usado pelos agentes de segurança para o cometimento de autoextermínio é a arma de fogo. As motivações mais relatadas pelos parentes e amigos das vítimas são problemas de saúde mental e conflitos conjugais.

Em muitos casos, as vítimas apresentam indícios que podem levar à tentativa de suicídio. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais são o aparecimento/agravamento de problemas de conduta, falta de esperança, expressão de ideias e de intenções suicidas e isolamento social. 

Acesse a pesquisa completa no link: https://gepesp.org/2019/08/boletim-de-notificacoes-de-mortes-violentas-intencionais-e-tentativas-de-suicidios/

Está precisando de apoio emocional especializado? Ligue para o Centro de Valorização à Vida (CVV) e converse gratuitamente com um profissional da área.

Ligue 188.

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: