#JANEIROBRANCO - Por que cuidar de sua saúde mental?

Por que cuidar de sua saúde mental?


Já imaginou o quanto a nossa vida depende de uma boa saúde mental? Tomada de decisões, relacionamento interpessoal, rendimento no trabalho, a capacidade de lidar com as adversidades do cotidiano. Esses são apenas alguns exemplos de fatores que sofrem profunda influência do nosso estado mental.


Saúde mental é muito mais que a ausência de transtornos. É a condição que possibilita ao indivíduo lidar com suas emoções de forma mais equilibrada, superar cobranças, desafios e mudanças, tão presentes em nosso dia-a-dia. Possibilita melhor qualidade de vida, impactando de maneira positiva também no nosso corpo, que tende a refletir nosso estado mental.


Como cuidar da saúde mental?


Cuidar da saúde mental é algo que se concretiza, não apenas em uma época do ano, mas de forma regular, ao adotar rotinas que nos preservem de excessos frequentes, que nos permitam ser quem realmente somos e seguir em busca de nossos objetivos. Cuidar da saúde mental, é cuidar da saúde de forma mais ampla, mais completa. Seguem abaixo algumas dicas para cuidarmos melhor de nossa saúde mental:


1. Mantenha uma boa alimentação:

Uma alimentação variada e saudável é capaz de fornecer importantes nutrientes para um bom funcionamento do nosso sistema nervoso, a produção de hormônios essenciais para manutenção do humor, sono e sensação de bem-estar, além de fornecer quantidades suficientes de energia.

2. Pratique atividades físicas:

Para muito além das questões estéticas, a prática de atividades físicas ajuda a manter um funcionamento mais regular e harmônico do organismo, auxilia na prevenção de doenças e atua na liberação de hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar.

3. Separe um tempo para relaxamento, a reflexão e preserve o seu sono:

Diante dos agitos do cotidiano, se faz importante reservar momentos para desacelerar, quebrar com a tendência de apenas reagir aos estímulos externos e poder repensar os rumos e decisões que tomamos. Para os mais ansiosos a prática de técnicas de relaxamento e meditação tendem a apresentar bons resultados.

Outro fator muito subestimado nos cuidados com a saúde mental, é a manutenção de uma rotina de sono satisfatória. O sono é muito importante para a regeneração do organismo, manutenção do sistema imunológico e até mesmo para preservar um melhor humor e menores níveis de estresse.

4. Buscar um profissional da área:

Somos levados a pensar que apenas casos graves precisam de suporte profissional, mas isso não é verdade. Muitas vezes nos sentimos presos em nossos problemas, que de forma quase cíclica retornam para nos atormentar, gerando sofrimento, desgaste e a sensação de que estamos presos, incapazes de reagir de forma eficiente. É nesse momento que o processo terapêutico poderá fazer toda a diferença. Através do atendimento com um profissional, o indivíduo terá a oportunidade de entender, repensar e reagir de forma mais assertiva às próprias questões, reduzindo o impacto dessas sobre a vida da pessoa, assim com o sofrimento associado.


A possibilidade da participação de um médico no tratamento, como o psiquiatra, ou mesmo um neurologista, não deve ser entendida necessariamente como algo ruim, mas como a possibilidade de abordar o problema de forma mais ampla e resolutiva.


Janeiro Branco – “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”


SERVIÇO DE PSICOLOGIA DO SINPRF-MG

Psicólogo responsável: João Lucas Domingues - CRPMG 36048

psicologia.sinprfmg@gmail.com



Imagens

Compartilhe a publicação:   

Continue lendo: